Toxina Botulínica


O que é?

A toxina botulínica atua temporariamente impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam.

A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A substância, inicialmente utilizada pela Oftalmologia e Neurologia para correção de contrações musculares involuntárias, há alguns anos começou a ser utilizada na Medicina Estética para a correção das rugas dinâmicas.

As rugas dinâmicas, ou rugas de expressão, são aquelas provocadas pela contração muscular da mímica facial, que leva, ao longo do tempo, à formação de vincos na pele.

Os principais locais da face onde pode ser utilizado são a região frontal (testa), a glabela (entre as sobrancelhas) e região peri-orbitária ("pés de galinha"). A substância é injetada em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando as rugas. Ela paralisa temporariamente a musculatura que atua promovendo as rugas de expressão.

O efeito é temporário: de 4 a 6 meses.