Manchas



O que são e por que elas aparecem ?

Você, com certeza, já deve ter ouvido alguém falar em manchas senis. Elas receberam este nome popular porque costumam aparecer em pessoas com idade mais avançada. No entanto, estas manchas não são provocadas pela idade e sim pelo dano causado pelo sol ao longo dos anos. Só que este dano leva tempo para aparecer e, por isso, as melanoses solares são mais comuns em pessoas de idade, daí o nome senil.

É fácil comprovar que a mancha senil é, na verdade, uma mancha solar. Basta olhar a pele da região das axilas e parte interna dos braços, que ficam protegidas do sol, e ver que, apesar de terem a "mesma idade" que a pele afetada pela melanose solar, ali não se encontram as manchas senis.

As melanoses solares são manchas escuras, de coloração castanho a marrom, geralmente pequeninas mas que podem chegar a alguns centímetros de tamanho. Elas surgem apenas nas áreas que ficam muito expostas ao sol, como a face, dorso das mãos e dos braços, colo e ombros. São mais frequentes em pessoas de pele clara.

Como posso fazer para tratá-las ?

Hoje existem muitos métodos para tentar retirá-las. Como ácidos associados a clareadores de uso noturno e peelings de baixa, média e alta profundidade na pele. Por exemplo, ácido tricloroacético (ATA), fenol e ácido glicólico.

No entanto deve-se ter em mente que o mais importante é a prevenção, mesmo após o tratamento. Por isso, nunca deixe de usar o protetor solar.