Fotoenvelhecimento



Como ocorre o envelhecimento da pele ?

O Sol é fonte de vida, mas exige cuidados especiais para não maltratar a pele. Na pele, temos dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. O envelhecimento intrínseco ocorre com o passar dos anos, também chamado de envelhecimento cronológico. O extrínseco decorre de fatores ambientais interagindo com a pele. Os fatores que contribuem para o envelhecimento extrínseco são a exposição solar e o fumo.

O sol provoca envelhecimento ?

A exposição solar ao longo dos anos causa danos na pele que levarão ao FOTOENVELHECIMENTO. Não há jeito! As radiações UVA E UVB provocam danos na pele. Quanto mais clara a pele maiores os danos. Irão aparecer manchas e as rugas virão. Repare na diferença da textura, cor, quantidade de rugas e manchas na pele da mão (que durante a vida toda é exposta ao sol) e na pele do abdome (que em geral não se expõe freqüentemente aos raios solares).

Quais danos podem ser observados no fotoenvelhecimento ?

  • manchas hiperpigmentadas (manchas escuras)
  • manchas hipopigmentadas (machas claras)
  • rugas finas
  • pele áspera
  • pele seca


  • Pode-se reverter os efeitos do fotoenvelhecimento ?

    Para cada tipo de pele é possível associar métodos para melhorar os danos causados pelo sol. Mas lembre que os melhores resultados são obtidos seguindo as orientações para prevenção. Existem alternativas para amenizar as indesejáveis e denunciadoras (de idade e danos solares) manchas senis. Entre elas, a aplicação dos ácidos e peelings, para renovar a pele, deixando-a mais lisinha, macia e com o tecido mais firme.